terça-feira, 16 de agosto de 2016

Tradições e Costumes: As tradições da Páscoa de Norte a Sul

                 
Em Portugal, há várias tradições e costumes, a Páscoa não é exceção e nem só dos compassos que fazem as festividades religiosas. Os vários grupos de paroquianos que levam a Cruz Ressurreição de Jesus Cristo, há uma verdadeira imensidão das outras tradições que são ricas e que vale a pena de assistir.
Em Freixo de Espada à Cinta, com a tradição dos sete passos. Com o soar das 12 badaladas, que um encapuzado que arrasta as correntes de ferro quando à porta da igreja que são entoados de canticos, com vozes masculinas. Pelo Centro Histórico, há outras duas figuras que arrastam as correntes de metal de um estridente ruído, que seguem pelo coro.
Em Montalegre, fazem-se o Queima do Judas, com uma tradição do julgamento do Judas Iscariotes pela tradição do Judas.
Em Constantim, Vila Real, fazem-se o Enterro do Bacalhau, com um ritual na escolta de um bacalhau que é feita em cartão, que é julgado pelos carrascos, os juízes e os advogados. O facto de o bacalhau de simbolizar a libertação dos constrangimentos da Quaresma, que não é premitido o consumo de carne.
Para quebrar no jejum da Quaresma, as centenas de homens que reunem-se à volta da mesa para saborear o Bife da Páscoa, em Cardielos e a Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo.
Em Vila Praia de Ancora, Caminha, com a tradição servida à mesa da Páscoa, em centenas de metros de comprimento e dos produtos regionais. O mordomo de Fundão que serve o almoço a centenas de convidados.
Em Barroselas, Mujães, e a Vila de Punhe que realizam-se, a Mesa dos três Abades, depois os grupos visitarem as casas dos paroquianos. Com o encontro que da-se na confluência das três Fraguesias.
Em Cristelo-Covo, Valência, o paroco que atravessa o Minho de barco e dar a cruz a beijar do outro lado do rio, que regressa com o padre de Sobrado para fazer o mesmo no solo português. Os compassos da Ponte de Lima que tem várias tradições.
Estas são as tradições e os costumes para visitar Portugal!
Nuno Costa, Lamego

Sem comentários:

Enviar um comentário