segunda-feira, 29 de julho de 2013

O fogo tremendo de um dragão de ouro

                         
                                                    FERNANDO GOMES
O golo dimensionou o império grandioso que começou a construir mal atingiu o palco principal e os holofotes o focaram para não mais o largarem. Não era para menos, porque em causa estava um dos maiores fenómenos do futebol português, concebido e desenvolvido na diversidade de características, desaguando todas na excelência do último toque, passavam por instinto e raciocínio; músculo e cérebro; imaginação e inteligência.
Fernando Gomes soube interpretar a função que desempenhou em campo mas também o papel que lhe cabia no momento de dar ao futebol português uma nova potência hegemónica. Foi um goleador com números ao nível dos melhores de sempre e um jogador de qualidade técnica, orgulho, sentido de representação e espírito de liderança o tornaram símbolo maior do Futebol Clube do Porto.
Gomes tinha todas as qualidades dos pontas-de-lança de verdade e por isso acedeu à história como parceiro dos melhores de todos os tempos. A sua dimensão, ultrapassou a condição de mero marcador de golos, porque adquiriu simbolismo inquestionável na história de um clube em que é das figuras mais emblemáticas. O seu fogo tremendo correspondeu à imagem eterna de um dragão de ouro. 

Sem comentários:

Enviar um comentário