sábado, 5 de outubro de 2013

Manipulações

                 
Parece que de repente quem está por perto fica contagiado por um vírus de loucura. E quando são multidões, o efeito pode até ser perigoso.
O desespero das pessoas em Portugal é grande e o direito à manifestação e à indignação. É a grande arma da democracia, e é saudável que faça sentir em voz alta e bom som por todos os que sentem traídos e maltratados!
É a melhor forma de mostrar o poder do povo perante os governantes. Receio, de algumas das manifestações de rua estejam a ser cada vez menos espontâneas. Há cada vez mais verdadeiras atuações perfeitamente encenadas. Em vez de envergonharem os governantes e confrontarem com os poderosos, transformaram-se em puros espetáculos.
Manifestantes que se atiram para a frente do carro de um ministro ou o cerco de uma comitiva governamental.
Em tempos como os que atravessamos, é cada vez mais necessário ter isenção e transparência. Por isso, há que ter muito bom senso e cuidado para evitar manipulações.
A manipulação não é feita apenas no segredo dos gabinetes. Pode acontecer também de forma bem ruidosa, à frente de toda a gente, no meio da rua - e sevido de bandeja.
E estas são, cada vez mais, fórmulas eficazes de manipulação quase não deixam rasto. Por isso, muitos de nós nem sequer dão por elas...
Nuno Costa, Lamego

Sem comentários:

Enviar um comentário