segunda-feira, 6 de abril de 2015

Benfica e o F.C. Porto estão de olhos na baliza até ao apito final

                 
O Benfica e o F.C. Porto têm, sem grandes surpresas, têm os melhores ataques no campeonato. Quando é que as equipas de Jorge Jesus e do Julen Lopetegui marcam mais golos? A resposta é muito simples: os dois grandes nunca desistem e são mais eficazes nos derradeiros 15 minutos nos jogos, o Sporting só consegue uma distribuição mais equitativo ao longo de todo o jogo.
O campeão em título e líder da Liga 2014/2015 tem, o melhor ataque. O Benfica já balançou as redes do adversário por 63 vezes em 26 jogos com uma média de 2,4 golos por jogo, contando com mais 5 golos marcados do que o F.C. Porto. Os dois rivais têm o facto de mostrarem mais inspirados na reta final nos jogos. O Benfica já festejou 13 vezes aos 76 minutos e aos 90 minutos, no período o F.C. Porto marcou 12 golos. No tempo extra que é concedido pelos árbitros, o Benfica celebrou uma vez, o F.C. Porto marcou 6 golos, teve o melhor registo de todas as equipas do campeonato.
O Sporting não tem razões de queixa sobre os descontos, com 5 golos marcados logo após os 90 minutos, teve mais um do que o Paços de Ferreira que conseguiu no mesmo período. Como nos descontos, não são para todos, 6 das 18 equipas da Liga ainda não sabem o que é festejar depois dos 90 minutos: o Marítimo, o Estoril, o Penafiel, o Moreirense, o Arouca e o V. Setúbal têm de se convencerem que um jogo só acaba quando o árbitro apita três vezes seguidas e aponta para os balneários...
A eficácia no ataque das equipas tem uma correspondência perfeita na classificação do até ao 5.º lugar, com sexto melhor ataque que pertence ao Rio Ave com 33 golos, apesar de serem os sétimos na tabela.
O Gil Vicente e o Penafiel estão nos lugares da descida de divisão, nem galos nem durienses têm os piores ataques na Liga. As contas se fizessem só com os golos, o Penafiel estaria descansado no 11.º lugar e o Gil Vicente no 15.º lugar.
O indesejado prémio do pior ataque fica para o V. Setúbal, só festejou 18 golos em 26 jornadas, seguido de perto pela Académica, com 19 golos. Académica é, a única equipa da Liga que não marcou qualquer golo no 1.º 15 minutos de um jogo! A lutar pela permanência, convém Académica começar a entrar mais despertos no campo.
Nuno Costa, Lamego  

Sem comentários:

Enviar um comentário