quinta-feira, 30 de abril de 2015

Será que Portugal vai crescer (0,2%) até 2020?

               
A economia portuguesa viveu uma década negra na viragem do milénio. Portugal teve um acréscimo de (0,8%) e foi um dos países mais lentos do mundo, que acabou num salto no desemprego de (4%) para os (11%). Teve uma travagem brusca médio de (3%) e contribuiu de forma decisiva na fragilidade com que a economia enfrentou a crise financeira.
O ritmo do crescimento médio anual caiu drasticamente para os (0,2%). Portugal encontra-se nolugar na economia mais lenta do planeta, depois de ter estado na cauda do pelotão.
A queda acumulada que atingiu os (7%). Houve um crescimento de (1,9%), não chegou para recuperar o tombo inicial, o PIB inverteu e cresceu (0,9%).
As consequências do fraco crescimento português é que os portugueses foram ultrapassados no PIB per capita. Portugal foi para a 39ª lugar a nível mundial, com um PIB por habitante de 19,3 mil dólares por ano é cerca de 18 mil euros, na tabela liderada pelo Luxemburgo com 96,3 mil dólares é cerca de 89,7 mil euros. Os portugueses subiram ao longo de cinco anos para a 41ª lugar da tabela com valor de 23,2 mil dólares é cerca de 21,7 mil euros e foram ultrapassados, pela Grécia e pela Estónia.
Os países do euros vão ter um crescimento médio anual de (1,1%), que fica bastante atrás dos EUA com uma média de (1,7%) e de (2,4%) que já têm, alguns problemas.
Nuno Costa, Lamego   

Sem comentários:

Enviar um comentário