quinta-feira, 23 de abril de 2015

Prendam os bankisters

                  
Em Portugal, sempre que são divulgados os relatórios como da comissão de inquérito ao BES, há uma tentação de propor as medidas avulsas numa tentativa de salvar o Mundo. Como diz o ditado popular, o Inferno está cheio.
Não é preciso inventar a pólvora. Se o BES estivesse cotado na Bolsa de Nova Iorque, se fizesse empréstimos ruinosos ao grupo e se vendesse o papel comercial, os administradores do BES e das empresas que emitiram as dívidas estariam a negociar com as autoridades de uma pena de 20 anos de prisão e perderiam a parte do património. Ainda não aconteceu nada em Portugal. Ricardo Salgado esta na mira da Justiça, os outros colegas da administração que pactuaram com a gestão desastrosa ainda continuam honrados cidadãos com as pensões milionárias.
Os outros decisores que arruinaram as empresas e os que venderam gato por lebre aos clientes que aparecem como vítimas e inocentes de Ricardo Salgado.
Há uma palavra que ficou muito famosa nos últimos anos: bankisters da conjugação de banqueiro com gangster. Há muito em Portugal, ainda continuam ricos cidadãos à solta. Prendam os bankisters e evitem estes casos se repitam.
Nuno Costa, Lamego

Sem comentários:

Enviar um comentário