A palavra fado é referida por 30.986 vezes na comunicação online em todo o Mundo, incluindo Portugal.
O fado há muito que deixou de ser um visitante passageiro nos outros pontos do globo, passou a fazer parte dos gostos e nos consumos musicais de diferentes culturas.
Os Estados Unidos foi o País onde a música portuguesa Património da Humanidade é referida mais vezes, está perto dos 4 mil. Está a Espanha, com 1.879 gostos, a Alemanha, com 1.500 gostos e o Brasil, com 1.087 gostos. O estilo musical também chegou nas paragens mais longínquas, como no Togo, no Haiti, no Camboja e no Sri Lanka.
A fadista Amália Rodrigues ainda continua a ser uma figura incontornável do fado. Após a sua morte, o nome da fadista é escrito 3.175 vezes nos media online. O fadista Carlos do Carmo é o segundo na lista, com 2.057 gostos, o fadista foi distinguido com um Grammy Lifetine Achievemente Award, em Las Vegas.
A nova geração, a fadista Mariza foi o nome em que mais vezes apareceu na imprensa online, com 3.095 gostos. Seguem-se as fadistas Ana Moura e a Carminho, que apareceram, com 2.189 e com 1.966 vezes nos meios da comunicação na Internet.
O fadista Camané foi um dos nomes que surgiram publicados, com 1.859 gostos. A fadista Gisela João teve 1.359 gostos e o António Zambujo teve 1.170 gostos. A fadista Cuca Roseta teve 971 gostos.
Nuno Costa, Lamego
Sem comentários:
Enviar um comentário