quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

As mulheres são as que ganham menos 142 euros do que os homens

Os homens trabalhadores ganham, cerca de 900 euros líquidos por mês, as mulheres ganham menos 142 euros por mês o que levam para casa cerca de 757 euros.
A discrepância salarial está entre os sexos foi muito ténue e tornou a aumentar no trimestre em causa.
Os homens reforçaram o rendimento médio mensal líquido em cerca de 4 euros; as mulheres perderam cerca de 1 euro.
O salario médio na economia melhorou um pouco de 1 euro. Está em cerca de 824 euros. Nos homens, a subida foi de (0,8%) e nas mulheres foi de (2,3%).
Os anos no ajustamento e da crise não trouxe uma estrutura ou da profunda na discrepância entre os géneros. Nem dos salários, nem dos níveis de precariedade. As mulheres ainda continuam a carregar o ónus da diferença.
Ainda pior: as mulheres estão sempre em desvantagem. São mais qualificados ou são bem pagas das profissões.
O poder legislativo e nos órgãos executivos, os dirigentes, os diretores e os gestores, é o grupo mais bem pago da economia, os homens ganham cerca de 1.594 euros e as mulheres ganham cerca de 1.405 euros.
No grupo dos especialistas das atividades intelectuais e cientificas, estão os médicos e os professores. Os homens ganham cerca de 1.392 euros, as mulheres ganham cerca de 1.202 euros. A dispersão atingiu os (15%), no grupo seguinte, os técnicos e as profissões a nível intermédio, apresenta o terceiro maior nível salarial.
Faltam igualdades e as oportunidades no acesso ao mundo do trabalho, além da maioria das mulheres continuarem a arcar com a responsabilidade do trabalho em casa.
Nuno Costa, Lamego

Sem comentários:

Enviar um comentário