A Deco recebeu, um total de 5.992 reclamações no processo da mudança do operador da eletricidade e do gás, como no mercado regulado para o mercado livre, dentro no próprio mercado livre.
A maior parte das queixas foi de 4.491 é dos operadores da eletricidade, é mais (1,3%). Os restantes 1.502 diz respeito ao gás natural, com um aumento de (24%).
Este aumento não é apenas que haja mais problemas na mudança do comercializador.
O número das mudanças tem vindo a subir, no mercado livre. Havia mais 4 milhões de clientes no mercado livre da eletricidade, com um crescimento de (40%).
No gás houve 923 mil clientes, havendo mais (35%).
O facto de haver mais queixas na luz e um aumento das reclamações no gás com a existência de a ver mais consumidores de eletricidade do que no gás, foi mais de 6 milhões para 1,3 milhões, de o mercado livre de eletricidade a funcionar de forma mais dinâmica e há mais tempo.
Houve nove operadores e 231 ofertas no mercado livre da eletricidade e 175 ofertas no gás natural.
Nuno Costa, Lamego
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