sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Ter uma boa vindima com quantidade e de qualidade

               
As previsões não foram tão animadoras. A campanha para a vindima teve um ligeiro aumento de cerca de (7%), com o Douro e o Dão a subirem cerca de (21%) na produção. A única que teve uma descida é Setúbal, no ano anterior foi bom. Todos os responsáveis do setor estão ansiosos pela excelente qualidade, que haja bons vinhos para provar em 2016.
A produção do vinho de campanha 2015/2016 atinja um volume de cerca de 669 milhões de litros, com um crescimento de cerca de (8%) a 2014/2015. O aumento da produção teve um registo em quase todas as regiões, como no Douro e no Porto e nas Terras do Dão que os crescimentos teve em cerca de (19%). Em Setúbal teve uma quebra de (9%).
Tratam das previsões e pode falhar, quando previa-se uma subida de cerca de (1%) da produção e o resultado também deve-se às condições climatéricas. O tempo seco permitiu as videiras ataques das doenças, que ajudou ao desenvolvimento.
As temperaturas estavam muito altas e ao corte das uvas que prejudicou a colheita.
Com a quantidade e de qualidade, as uvas vão manter os preços baixos, vai ser difícil negociar a grande quantidade das uvas. O preço da garrafa para o consumidor, com a boa procura dos vinhos do Dão, também com muita exportação.
Nuno Costa, Lamego

Sem comentários:

Enviar um comentário