terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A vida fica mais cara

                
Poupar será a palavra de ordem de 2013, já que o orçamento não estica e os produtos e serviços vão ficar mais caros. O aumento dos impostos vai fazer-se sentir fortemente nos bolsos dos portugueses.
A factura da luz já subiu, mas volta a aumentar. Em média, uma conta mensal de 50 euros sofre um agravamento de 1,75 euros. E se for ao supermercado, prepare-se para o engordar do recibo e o encolher do carrinho. Produtos como as batatas pré-fritas, os refrigerantes ou a água engarrafada vêem o IVA subir de (6%) para (13%). E o café, compotas, margarinas, óleos e produtos congelados, entre outros, vêem o IVA crescer da taxa intermédia de (13%) para a máxima de (23%). O pão também subirá, influenciado pelo preço das matérias-primas, mas não se sabe quanto. Nos transportes, as tarifas também crescem, mas os novos preços só são fixados em Fevereiro. Já falar ao telemóvel ou enviar um SMS também sairá mais caro, pois as comunicações aumentaram (3,1%).
Na habitação, a situação piora para quem é arrendatário, já que os aumentos situam-se em (3,2%) para as rendas actuais e até (5%) para as antigas.
E até os vícios como fumar ou beber um cerveja não escapam ao Fisco: o tabaco sobe (4,6%) e as bebidas alcoólicas (2,3%). A bica sobe entre 5 e 10 cêntimos. Pelo contrário, para minimizar os prejuízos, o sector leiteiro e o da restauração vão absorver os aumentos para não perderem clientes.
Nuno Costa, Lamego

Sem comentários:

Enviar um comentário