quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pôr-do-sol de hoje traz eclipse total e raro da Lua

                                  
                                                       Observação

Parte da Europa, Portugal incluído, terá condições para observar o mais longo eclipse da Lua. As previsões meteorológicas apontam para que o acompanhamento do fenómeno seja perturbado por nuvens passageiras numa parte da faixa litoral Norte e Centro. Os curiosos podem esperar, depois de pôr-do-sol, ver nascer uma Lua já eclipsada.
Isso dependerá da existência das condições como as nuvens dispersas ou partículas de poeira, bem como da forma como a luz solar irá sofrer a refracção pela atmosfera terrestre. A Lua vai nascer já eclipsada, cinco minutos antes do acaso.
Em Portugal, o fenómeno pode ser visto a partir do meio do eclipse, cerca das 21 horas e 13 minutos, hora de Lisboa, ainda que ele comece às 20 horas e 22 minutos. Uma hora depois, o eclipse total termina (às 22 horas e três minutos). Perto já da meia-noite, depois de o satélite estar na sombra e na penumbra, termina o fenómeno.
O Observatório Astronómico de Lisboa hoje abre as portas para uma acção pública de observação, com astrónomos, a começar às 20 horas e 30 minutos.
Só em 2018 a Lua vai passar de novo directamente no centro do cone da sombra da Terra, característica deste eclipse, classificado como central.
Nuno Costa, em 15/06/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário