quinta-feira, 9 de junho de 2011

Via verde para roubar

                                                       
Mas a recente decisão do Governo de aumentar os montantes dos ajustes directos permitidos a governantes e autarcas constitui um verdadeiro convite à roubalheira. A legislação que regulamenta o financiamento partidário, promulgada há escassos meses, veio autorizar donativos em espécie. Os amigalhaços do partido poderão doravante pagar os cartazes, uma jantaradas e até financiar umas viagens. O Governo aprovou esta semana o decreto-lei que alarga os montantes dos ajustes directos permitidos aos governantes e autarcas, garantido assim aos partidos meios milionários para que estes favoreçam os empresários a seus financiadores.
Com as novas regras, um director-geral pode autorizar despesas até 750 mil euros, sete vezes mais do que até agora. Um ministro poderá atingir os 5,6 milhões de euros. Um presidente de Câmara poderá autorizar até 900 mil euros, contra os anteriores 150 mil euros.
Até às eleições, as aquisições não justificadas, as encomendas de mercadoria inútil, o favorecimento a privados por despacho, não terão conta.
Nuno Costa, em 10/06/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário