terça-feira, 21 de junho de 2011

Referendo ao FMI?

                                 
Pelo facto de Portugal ter de cumprir rigorosamente um conjunto de medidas que a União Europeia, começou-se a espalhar a ideia serias uma espécie de referendo a essas medidas.
Esta versão simples encobre outras realidades, que respeitam quer à margem de manobra, apesar de tudo, o próximo governo disporá, quer à capacidade de execução desse pacote.
A forma como se estimulará e reanimará a economia, a forma como se redefinirá o futuro quadro político - administrativo, nomeadamente autárquico, a forma como se considerará a relevância do sector primário, a forma como se organizará o sistema nacional da saúde, a forma como se articularão em complementaridade e às vezes a concorrência as iniciativas privadas e públicas, a forma como se agilizará a gestão do sector dos transportes, a forma como se privilegiará ou não a requalificação urbana, a forma como se regularizará ou não o sistema policial, a forma como se abordará a temática do interior versus litoral, são, entre outras, áreas de opção distintas e muitas vezes opostas entre PS por um lado, e PSD por outro.
O espaço de afirmação doutrinária é amplo e permitirá confrontos indispensáveis à percepção do futuro.
A escolha não será só efectuada em termos de quem nos fez chegar a este ponto. Será também quem executa melhor, é mais confiável, que tem novas ideias que abram a janela de Portugal e deixem sair o cheiro a bafio!
Nuno Costa, em 21/06/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário